Grupo A TARDE: 95 anos imprimindo qualidade

 

Apresentação de A TARDE por Ernesto Simões Filho, edição de 15/10 de outubro de 1912

“Há dois meses anunciamos a publicação de A TARDE nos moldes que ela aparece. Fizemo-lo com a serena firmeza dos que têm fé.

Nós precisamos fazer um jornal honesto, bom e educado. Era a fórmula que seduzira a nossa antiga paixão pela imprensa, da que, há; pouco, nos afastáramos, embora o travo de fel que ainda amargamos, não sem saudades. Devemos pois ao público patrício a afirmação sincera de que A TARDE, se inundada pelas auras de seu apoio, há de ser um jornal digno.

"Digno, repetimos.

"Não é vã promessa de inexpertos, desprecatados dos maroiços em que é fértil o lidar exaustivo da imprensa. nela fizemos a educação democrática do nosso espírito, no árduo pelejar do jornalismo político; em longo período de lutas e debates incandescentes.

"Então, combatemos o que nos afigurava condenável no partidarismo adverso ao nosso, sem um instante sequer lançarmos mão de outros processos que não fossem os da mais absoluta probidade profissional.

É sob a égide desse mesmo princípio que A TARDE, hoje, distende o seu lábaro. Apenas fora da órbita das paixões, ela há de ser mais calma do que apaixonada, mais moderada do que rubra, mais serena do que violenta.
A luta pelos mais nobres deveres da civilização não pode deixar de ser a nossa preocupação assídua e constante, sem embargo da feição principal da A TARDE ser a de um jornal de informações.

“Imparcial, ela não será, contudo, indiferente aos embates do direito; neutra não se esquivará das controvérsias partidárias quando interessarem ao bem-estar coletivo, ponderada não provocará rixas pessoais ao paladar de escândalos, afeitas a barrear a honra alheia, mas também não cederá um passo na reação pronta, enérgica e viril.
"Projetar por toda a parte a claridade mediana, filar pela gola os atentados onde quer que se entronizem, não conhecer acepção de pessoas desde o último dos miseráveis até o chefe do Estado, no distribuir dos louros e da censura, praticar a honra, a franqueza, a liberdade mais livre no uso da palavra escrita...” - eis o nosso compromisso com o nobre povo bahiano, E o transcorrer do tempo há de comprovar sobejamente que o cumprimos.
Aquece-nos o coração a esperança profunda de que A TARDE vencerá; assim Deus, em que desalteramos a nossa fé de crentes, e o provo, em que depoistamos a nossa crença de patriotas e democratas, a protejam e a amparem. "

Simões Filho

 

 

FTP

Você pode enviar seus arquivos através do FTP. É prático e seguro.

 

 

Dicas de Artes Gráficas e Manual de Procedimentos

Aqui você encontra dicas de artes gráficas e Manual de Procedimentos para jornais. Para que o seu trabalho ganhe em qualidade de impressão. Clique aqui.

Glossário de termos técnicos

A imagem é uma matriz de pontos individuais, em que cada um tem a sua própria cor. Essa e outras dicas de procedimentos e artes gráficas, para a boa qualidade dos trabalhos para impressão .